Chegar à terceira idade é uma grande dádiva, que cada vez mais pessoas têm usufruído. De acordo com o IBGE, nos anos 2000 a população idosa com mais de 60 anos era de 14,5 milhões, o que já revelava um aumento de 35,5% ante os 10,7 milhões em 1991. 

Atualmente este número ultrapassa os 29 milhões e a expectativa é que, até o ano de 2060, o número vá para 73 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, um aumento de 160%.

São dados realmente animadores, mas que também nos colocam a pensar sobre as necessidades que essa fase da vida exige, como por exemplo uma casa acessível e segura. 

É comum que com a idade mais avançada, acidentes envolvendo quedas ocorram, por exemplo. Uma forma de evitar esse tipo de ocorrido é eliminar os perigos e adicionar formas de proteção. 

Neste caso, tapetes no banheiro podem ser removidos, e barra de suporte podem ser inseridas, além de facilitar o banho, pode evitar acidentes.  

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem várias coisas que podem ser feitas para tornar sua casa mais acessível e segura. Confira!

 

A importância do nível da casa

O ideal é que a casa tenha apenas um nível, ou seja apenas um andar. Isso por que a transitação em escadas, pode favorecer possíveis acidentes, além de poder dificultar a locomoção de um cômodo para o outro. 

Por isso, se você tiver a opção de escolher por ter ou não uma casa de apenas um andar, opte por ela.

 

Quais são as adaptações mais importantes que devem ser feitas? 

Tudo vai depender do nível de acessibilidade que você quer e precisa ter em sua casa. Tenho o pensamento que é melhor sempre prevenir. Como assim? 

A vida é incerta, e pode ser que algo que não precisamos hoje, acabamos precisando amanhã, e buscar por algo de forma emergencial, digamos assim, pode apresentar um alto custo. 

Na verdade o grande problema é que as pessoas buscam por esse tipo de adaptação apenas quando  chegam à terceira idade, o que é um erro.

+ Veja também: 8 passos para um envelhecimento saudável

Você pode se acidentar e precisar facilitar sua mobilidade durante esse período, com isso essas adaptações se tornam úteis e provam que não são apenas para a terceira idade. 

Com isso, a minha dica é adaptar a casa o máximo possível. Você pode fazer isso aos poucos, dessa forma o custo não fica alto, e você garante mais segurança e praticidade para sua vida. 

Tente começar por pequenas coisas, que não lhe custarão nada (ou quase nada) como por exemplo:

  • Reduzir o número de vasos de plantas, para evitar tropeções por exemplo.
  • Manter os fios dos eletrodomésticos sempre presos à parede.
  • Opte por móveis que não possuam quina.
  • Mantenha os cômodos da casa bem iluminados.
  • Mantenha os objetos de uso frequente em fácil acesso, de preferência em locais baixos.
  • Evite o uso de tapetes pela casa, ou se for necessário use os antiderrapantes. 
  • Não insere o piso, ou cuide para que não fique molhado.
  • Atenção na escolha da cama, nada de camas muito altas ou muito baixas.
  • Opte por maçanetas de fácil uso, evite as arredondadas. 

Com essas pequenas mudanças, você já perceberá a diferença no seu dia a dia, agora se quer ampliar a sensação de acessibilidade e segurança, tente por realizar essas modificações:

 

Instale pisos antiderrapantes 

Os pisos antiderrapantes são capazes de salvar vidas, e evitar grandes acidentes em uma casa. Eles são ideais para cozinhas e banheiros, onde os acidentes costumam ser mais frequentes. 

Existem várias opções destes pisos:

Todas as opções garantirão mais segurança na hora do banho, no preparo de alimentos na cozinha e a transitação no geral. 

 

Instale Barras de apoio

Sem dúvida, as barras de apoio são as mais fundamentais já que podem proporcionar segurança em toda a casa. Você pode optar por instalar em todos os cômodos para facilitar a transição de um para o outro, ou para lugares específicos.

Esses lugares específicos podem ser os banheiros, quarto e cozinha. Para os banheiros existem a Barra para lavatório, Barra de apoio para os pés, Barra de apoio para banho entre outras. 

Todas perfeitas para facilitar as tarefas do dia a dia. Uma dica extra é adicionar cadeiras para banho.

 

Independente de quais as adaptações opte por realizar é importante entender que esta preparação é fundamental para quem almeja a longevidade com muito mais conforto e tranquilidade. 

Se você quiser saber mais sobre as adaptações de casa para a terceira idade, deixe aqui nos comentários sua dúvida, adoraremos te ajudar!