Durante toda nossa vida ouvimos sobre a importância de dormir bem, e conforme envelhecemos essa importância não muda. O sono na terceira idade é naturalmente reduzido, de acordo com a matéria da TV Cultura, porém é o suficiente caso o idoso tenha qualidade de vida.

 

Sono na terceira idade

Ao longo da nossa vida, precisamos de uma quantia diferente de sono para que possamos descansar e manter nossa saúde e bem-estar. 

Quando bebê, o tempo deve ser entre 11h e 17h de sono; na infância pelo menos 10h; na adolescência, 9h; na fase adulta de 7h a 8h; e por fim, o sono na terceira idade (acima de 65 anos), deve variar entre 6h e 7h. 

Esse período de sono pode ser dividido entre o dia e noite.

O sono é importante na vida porque é um dos responsáveis pela manutenção do corpo e equilíbrio de funções vitais, principalmente para os idosos. 

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O sono deve ser aliado a bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos para promover ainda mais resultados positivos e aumentar a longevidade.

Geralmente há uma alteração no padrão do sono em idosos. Ele é mais leve, as interrupções ficam mais frequentes e o adormecer é mais demorado e requer até certo esforço. 

Segundo especialistas, isso acontece devido a produção da melatonina (hormônio que regula o sono) que diminui ao longo dos anos.

Qualidade do sono

Como já foi visto, é importante que este tempo de sono na terceira idade seja de qualidade, para que o corpo possa manter seu funcionamento e proporcionar bem-estar para o idoso.

Sendo assim, há algumas dicas que podem ser aplicadas em seu dia a dia para que o descanso seja saudável e que renda bons frutos.

Não lute contra o sono

Muitas vezes deixamos de tirar cochilos ao longo do dia por medo de prejudicar nosso descanso noturno, mas ao chegar na terceira idade é possível que tenha uma necessidade ainda maior de pausas ao longo do dia. Não evite esses cochilos, vá para a cama quando tiver sono.

 

Evite estimulantes para o sono

Já que o sono na terceira idade é mais fragmentado e frágil, é importante que você não faça atividades que estimulem o sono durante o dia. 

Por exemplo, assistir televisão deitado, ler um livro deitado, tomar chás calmantes. Deixe atividades de relaxamento e que provocam sono para o fim do dia, assim estimulará o seu descanso noturno.

 

Melhore a qualidade do seu sono

Há uma série de fatores que influenciam diretamente na qualidade do sono e que devemos considerar. O colchão, travesseiro, temperatura do ambiente, ruídos, a luminosidade. 

Cuidar do local em que iremos dormir é uma forma de garantir que a noite seja realmente de descanso.

Já que o sono na terceira idade é tão importante e ao mesmo tempo frágil, é recomendado que invista na qualidade dos produtos que irá utilizar no seu dia a dia e que permitirá que descanse tranquilamente.

Uma boa dica é a almofada 3D funcional, que possui design anatômico para um maior conforto ao deitar. Existe também a almofada soneca, ideal para uso externo, quando sentir aquele sono e estiver fora de casa.

 

Cuide de sua rotina

A alimentação é um dos pontos principais, portanto, manter uma dieta equilibrada e comer alimentos saudáveis será responsável por melhorar o seu descanso. 

Evite comidas muito gordurosas e pesadas próximo ao horário de dormir, devido ao processo de digestão.

Ter uma rotina de atividades físicas também é importante, porque traz mais agilidade e movimento para seu dia a dia, além de ajudar o corpo em sua manutenção. O exercício é uma ótima forma de prevenir-se de doenças.

Por fim, fique atento ao seu humor, ele influencia diretamente na qualidade de seu sono. 

Estar nervoso, triste ou muito agitado pode atrapalhar as suas horas de descanso. Esteja em sintonia consigo mesmo, faça atividades de relaxamento ou que melhorem a sua concentração para que consiga aproveitar o repouso.

Fique atento a sua saúde

Visto a importância do sono na terceira idade, caso esteja com dificuldades para descansar é recomendado que procure um médico, porque este pode ser um sinal que há algo de errado com seu corpo e organismo. 

Estar atento aos sinais do corpo é uma forma de manter a saúde em dia.

Coloque todas as dicas em prática para que tenha uma boa noite de descanso e consiga aproveitar a longevidade na melhor forma. 

Faça do sono um momento sagrado seu, do qual realmente está disposto a recarregar as energias e cuidar de si.

Considere sempre a importância do sono na terceira idade como uma forma de cuidar da sua saúde, para ter uma vida mais leve e saudável.