Todo mundo quer viver bastante, mas viver muito com saúde é o desejo maior! Nos últimos tempos muito tem se falado sobre qualidade de vida na terceira idade, mas como de fato fazer isso acontecer?

Ter qualidade de vida na terceira idade pode garantir que tudo o que foi construindo (em termos de saúde e bem estar) durante a vida permaneça.

Pensando nisso, resolvemos criar um guia para te ajudar a se manter saudável e bem disposto sempre!

 

1. Tenha uma rotina de atividades físicas

Parece clichê mas, é inevitável falar sobre a importância das atividades físicas para quem busca por qualidade de vida. Se você é daqueles que pensa que as atividades físicas são apenas para as pessoas que querem conquistar o  corpo perfeito, está enganado.

De acordo com a OMS as atividades físicas são aliadas de quem quer prevenir doenças da terceira idade, como problemas cardiovasculares e osteoporose. Isso acontece devido a elevação dos níveis de serotonina durante as atividades, essa substância também ajuda na prevenção da depressão já que melhora o humor. 

Experimente se exercitar na praça nas academias comunitárias, elas são ótimas, gratuitas e ainda possibilita fazer novas amizades.  

 

2. Crie uma rotina de exercícios para o seu cérebro 

O corpo não vive sem a mente, por isso é preciso exercitá-la! Para isso você pode criar o hábito de ler pelo menos um livro por semana, jogar jogos que envolvam raciocínio como xadrez, damas e até mesmo videogame. 

Essas práticas te ajudam a manter o cérebro sempre ativo, o que ajuda a prevenir problemas relacionados a perda de memória. Exercite a mente e tenha qualidade de vida  .

 

3. Capriche nas noites de sono!

Sabe aquele sono gostoso, revigorante? Se você não sabe, você está vivendo errado! Dormir é fundamental para manter seu cérebro jovem, já que as noites mal dormidas aceleram o declínio cognitivo e ainda afetam seu raciocínio. 

Além disso, dormir menos de 8 horas por dia com frequência pode atrapalhar sua concentração e atrapalhar o fluxo correto do seu metabolismo, o que interfere no seu peso corporal. 

 

4. Beba água

A água é vital para o nosso corpo, já que possui papéis fundamentais, como: 

  • Transportar nutrientes para as células;
  • Regular nossa temperatura corporal;
  • Auxiliar os processos fisiológicos da digestão;
  • Protege contra infecções;
  • Eliminar toxinas.

É exatamente por isso que é fundamental o seu consumo corretamento, no mínimo dois litros ao dia, para quem busca por qualidade de vida .

 

5. Não fume e não beba

O álcool atua no organismo reduzindo a quantidade de vitamina A, o que auxilia no surgimento de rugas e linhas de expressão, enquanto o cigarro é responsável por reduzir o fluxo sanguíneo o que afeta a oxigenação da pele. 

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Por afetarem as células saudáveis do corpo, o consumo de álcool e cigarro aumentam a chance do surgimento de doenças como:hipertensão, mal de parkinson e diabetes. Por isso, se o que busca é qualidade de vida, fique longe dessas substâncias. 

 

6. Consuma vitamina D diariamente 

Isso quer dizer que… Passeios diários são bem-vindos para que o corpo absorva a vitamina D que é responsável por auxiliar a fixação do cálcio e melhora no ânimo. 

Por isso, procure passear pelo menos 15 minutos por dia, de preferência no período da manhã ou fim da tarde, sempre com protetor solar!

 

7. Faça terapia

Sim, nada é mais saudável do que uma terapia! Apesar de ser procurada apenas em situações de sofrimento psíquico, a terapia é ideal para todas as pessoas que desejam manter uma saúde mental estável. 

 

8. Leve a vida com leveza

Por último mas, não menos importante para quem quer ter qualidade de vida  : Leve a vida com mais leveza, tente não se aborrecer por pequenas coisas, guardar rancor e outras coisas tóxicas para nosso corpo e mente. 

Uma coisa que ajuda bastante é a meditação, experimente!  

 

Siga essas dicas para garantir a qualidade de vida na terceira idade. Tenha uma vida feliz e saudável!