A internet é uma ambiente onde encontramos facilidade para praticamente tudo, a cada ano surgem novidades ainda mais incríveis que nos fazem perceber o quanto estamos evoluindo e o quanto a tecnologia tende a contribuir em nossas vidas. 

Uma prova bem simples disso são os aplicativos que surgem em grande escala, a cada semana ao acessar a loja de aplicativos percebemos uma novidade que desperta a nossa curiosidade, “para que serve?”.  

É nessa curiosidade que acabamos descobrindo aplicativos incrivelmente úteis, que podem auxiliar de forma significativa em atividades cotidianas, tornando-as mais simples e rápidas. 

Tem ocorrido uma crescente no mundo dos aplicativos, principalmente aqueles relacionados à acessibilidade. Os aplicativos para acessibilidade podem mudar a forma como uma pessoa com deficiência vive seu dia a dia. 

A identificação de locais, a comunicação de pessoas com deficiência auditiva, a dificuldade em identificar objetos para aqueles que possuem deficiência visual, são algumas das tarefas que esses aplicativos podem realizar.

Para tudo ficar ainda mais simples, listamos aqui 5 aplicativos para acessibilidade incríveis que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira!

 

1. LetMeTalk

Abrimos a lista de aplicativos para acessibilidade com este que está disponível para Android e iOS gratuitamente. O LetMe Talk é um aplicativo de CAA (Comunicação Alternativa Aumentada), que tem como principal função auxiliar todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência na fala, já que este dá uma voz ao usuário.

O aplicativo funciona da seguinte forma: Através de um banco de dados com mais de 9 mil imagens de fácil compreensão, o aplicativo permite que estas imagens sejam alinhadas em um conjunto para que frases sejam formadas.

Outro ponto positivo, é que se preferir e quiser, você pode adicionar suas próprias imagens.

 

2. Be My Eyes

O Be My Eyes é um aplicativo simplesmente incrível que proporciona facilidade para o dia a dia de todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual, através dos olhos de outras pessoas. 

Funciona da seguinte forma: A pessoa com deficiência visual solicita uma conexão de vídeo em tempo real com um usuário com visão, este por sua vez aceita a chamada para ser “os olhos” do solicitante. 

Ao iniciar a chamada, a pessoa com deficiência visual deverá apontar sua câmera para a área que precisa ser identificada, para que o outro usuário posso ajudá-lo. 

O aplicativo está disponível para Androind e iOS

 

3. Wheelmap

Extremamente útil para quem utiliza cadeiras de rodas, já que trata-se de um mapa online de todo o mundo, que indica os lugares acessíveis para cadeiras de rodas. Você pode encontrar e também adicionar os lugares acessíveis, além de avaliar todos os lugares através de um sistema de semáforo.

Entre tantos aplicativos para acessibilidade esse se destaca por ter sido desenvolvido por uma Ong em 2010, com o objetivo de ajudar a tornar mais simples, cômodo e feliz o dia dos usuários de cadeiras de rodas.

Você pode fazer o download através do Android ou iOS.

 

4. Biomob

Entre tantos aplicativos para acessibilidade o Biomob tem crescido por ser uma espécie de comunidade onde você pode verificar e avaliar vários estabelecimentos como hotéis, museus, cinemas, bares, restaurantes e muito mais, no que diz respeito à acessibilidade.

O aplicativo conta com mais de 1.000 endereços cadastrados e avaliados. Entre as informações que você pode adicionar e conferir estão: se existe rampa de acesso, banheiros adaptados, cardápios em braile, vagas para deficientes e idosos, entre outras.

Se você quiser também pode adicionar seus comentários, fotos e outras informações, para ajudar no crescimento da base do aplicativo. Para baixar, basta acessar sua loja de aplicativos no Android ou iOS

 

5. Hand Talk

E fechamos a lista de aplicativos para acessibilidade com o Hand Talk, que já é conhecido por muitas pessoas. Trata-se de um tradutor de bolso, com um recurso diferenciado: a tradução para libras. 

Com o assistente Hugo, você pode traduzir seu conteúdo para língua de sinais, o que aumenta a proximidade de ouvintes e surdos. 

Um ponto que destaca o Hand Talk entre tantos outros aplicativos para acessibilidade é o fato de que também disponibiliza vídeo aulas, onde crianças e adultos podem aprender diversas expressões na língua de sinais. 

Baixe através do Android e iOS.

 

Todos esses recursos não apenas facilitam o dia a dia de pessoas com deficiência, como também aumenta o processo de inclusão na comunidade como um todo. 

Todos precisam conhecer esses aplicativos para acessibilidade, compartilhe essa ideia em suas redes sociais!